MONTE CARMELO/MG

Monte Carmelo Kimberlite

O pipe de Monte Carmelo é um corpo kimberlítico com fácies cratera preservada e descoberto pela De Beers Brasil, em 1994, através do follow up de um aerolevantamento geofísico.

Este corpo se localiza no Oeste do Estado de Minas Gerais, a cerca de 495 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade mais próxima é a homônima Monte Carmelo (9 quilômetros), que possui, uma média de 48.000 habitantes e tem a disposição todos os serviços básicos, como hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, etc. O aeroporto mais próximo é o de Uberlândia (105 quilômetros), que conecta a região aos principais aeroportos e cidades do Brasil. O local dispõe de uma excelente infraestrutura em termos de acesso, disponibilidade de água, linhas de energia, comunicação e mão de obra.

O kimberlito Monte Carmelo também se localiza a 16 quilômetros da cidade de Romaria, uma histórica zona produtora de diamantes e uma facei kimberlítica tem sido lavrada desde 1867, onde a GAR Mineração possui operações.

A GAR Mineração detém 100% da titularidade do alvará de exploração que recobre o Kimberlito Monte Carmelo e iniciou, em 2015, um programa deste corpo. Um relatório técnico potencial está sendo preparado nos padrões internacionais tipo NI 43.101.

Baseado nas campanhas de exploração, informações de sondagens e análises de micro-diamante, a GAR estima, até o momento, que a área do pipe tenha, aproximadamente, 187 hectares, sendo um tamanho muito significativo. Três fácies kimberlíticas foram descritas do corpo para a base: Brecha Kimberlítica Vulcanoclástica Ressedimentação (RVK), Siltito Kimberlítico Vulcanoclásticas e Brecha Kimberlítica Piroclástica (PK). Essa associação, fácies e geometria, sugere uma fácies cratera superior, com grande potencial para produção.

A brecha RVK é muito similar ao Tauá comprovadamente diamantífera de Romaria, e vários micro-diamantes recuperados em Monte Carmelo provém desta fácies. A GAR acredita que um potencial produtivo imediato encontra-se nesta fáceis RVK do Kimberlito de Monte Carmelo. A modelagem geológica 3D preliminar estimou um potencial de cerca de 280 milhões de toneladas para esta fácies que possui uma geometria tabular. A espessura da cobertura estéril vai variar ao longo da cratera e a continuidade lateral ainda encontra-se aberta para Norte, Oeste e Leste.

Whatsapp